quinta-feira, 2 de julho de 2009

Seja você mesmo! Deus gosta disso!

Existe somente um Você! Pense nisso. Seu rosto, seus traços, sua voz, seu estilo, suas características, suas peculiaridades, suas capacidades, seu sorriso, seu andar, seu falar, seu ponto de vista… tudo o que se refere a você se encontra num único indivíduo, desde que o primeiro homem passou a existir – VOCÊ.

Humm isso me deixa eufórico…. Então comecei cavar profundamente nos arquivos antigos, empoeirados da humanidade e não encontrei alguém como eu. Ainda bem… ufa… As vezes me olho no espelho e pergunto: Ale, você conseguiria conviver com outro você? O Ale responde prontamente: LÓGICO QUE NÃO! Deus sabe o que faz! hehehehe… Até quando nascem gêmos idênticos, não são gêmeos de natureza! São idênticos em algumas coisas externas, mas são totalmente diferentes.

Mas se sou somente eu e ninguém pode ser eu, significa que fui então planejado! Quer dizer que você também foi plano de Deus! Por quê? Porque Deus desejava que você fosse VOCÊ, só por isto!

Ele desenhou você para ser uma pessoa única, distinta, significativa, diferente dos demais indivíduos na face da terra. Em seu caso como no meu caso, o molde foi quebrado, para nunca ser usado de novo.

Estava lendo sobre a perspectiva de Davi sobre isso.

Tu criaste todas as partes internas  do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe. Eu te agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma eu sei disso muito bem. Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre da minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra. Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana, Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro! (Sl 139.13-16)

Meu Deus! o desânimo parece querer ir embora! Leia essa verdade estarrecedora e veja que você foi estabelecido e depois apresentado a este mundo exatamente como o Senhor dispôs. Refletindo nessa verdade, li mais uma vez as palavras de Davi e não posso menosprezar esta afirmação. Papai está pessoalmente envolvido nos próprios dias e detalhes de minha vida. Que privilégio!

Mas, diante de tanta crise, seja existencial ou de identidade, é fácil esquecermos isto. A individualidade é menosprezada. Aí passamos a ficar conformados com o “sistema”. A opinião do “grupo”  é considerada superior à convicção pessoal, e me parece que é sempre assim. Todos querem cuidar da nossa vida, querem nos moldar aos seus modos religiosos, querem manipular nossos sentimentos.

Está certo fazer o que agrada os outros, desde que me agrade também. Quanta estupidez!

Isto para mim não passa de uma espécie de “sindrome da imagem”, especialmente entre os membros da familia de Deus chamados cristãos. Há uma “imagem” que a igreja deve manter. O pastor, os líderes, os auxiliares devem se “ajustar à imagem” aos olhos do público. Todos os que estão em postos de liderança, precisam se ajustar… Os trabalhos de louvor, os jovens, as escolas bíblicas, as conferências, os congressos não se atrevem a desviar-se muito da imagem excepcional estabelecida num passado. Ou seja, a igreja tem princípios, mas quais? Falam do que nem sabem.

Olho para a igreja e vejo que nossa comunhão é amistosa, mas cheia de “lugares-comuns”. Nosso amor.. ahh nosso amor deve se expressar, mas não sem as suas fronteiras geladas e inescrupulosas, cheias de falso pudor. Se alguém começa a andar na contra-mão, se alguém começa a ter idéias criativas de ministrações, criativas de acordo com a VERDADE, sofre ameaça dos guardas da “sindrome da imagem” que logo recorrem aos seus escritos religiosos e suas apostilas eclesiásticas, com o objetivo de tentar parar esse ousado que apareceu para causar tumulto num sistema que parece estar funcionando há anos, mas acredite. Não está! O sistema eclesiástico está falido e matando as pessoas dia após dia. Religiosos crescem e se multiplicam e tentam a todo o custo sufocar e calar a voz profética dos nossos dias que protesta não contra as listas de pecados estabelecidas pela religião e sim contra o grande pecado do coração, a motivação errada!

Como pode um cara comum profetizar? Como pode uma moça tão jovem ministrar? Como pode alguém tão doido ser um pregador da palavra de Deus… O sistema não consegue ver as marcas da escola religiosa… são tantos anos de igreja e vem esse “garoto” dando uma de pregador… Não faz sentido!!! Mas é claro que não faz!!! O projeto de Deus não consta nos projetos religiosos das paredes eclesiásticas! DEUS CONTA COM PESSOAS QUE SÃO ELAS MESMAS!

Não adianta vestir minha roupa de domingo para mostrar que sou um crente fiel, não preciso ficar por aí passando uma imagem de alguém piedoso se o meu coração for cheio de veneno. Julgo a santidade alheia, mas e a minha? Ahh a minha nem dá pra julgar porque eu sei que lá no fundo eu nem a tenho! Pois quem vive em santidade não consegue enxergar a maldade, pois seus olhos são bons!

Bem, continuei pensando, meditando, ai ai ai… e pensei… Deus pode usar “qualquer um”? A resposta me levou a meditar sobre um profeta que quase ninguém fala sobre ele. O cara na verdade nem era profeta. Era um colhedor de figos! Um pastor rústico, troncudo cuja sutileza parecia mais uma jamanta. O cara não tinha tato, não era sofisticado, falava alto, não era instruido, era um grosso… humm seu nome? Seu nome era Amós. Até aí, nenhum problema. Ele era um PREGADOR.. humm isso sim era um problema. Ele não se ajustava à imagem… mas recusava-se a permitir que isso o aborrecesse.

Ele foi chamado! Imagine só! hahahaha o cara que a religiosidade jamais aceitaria, foi chamado para levar a mensagem de Deus no santuário do rei. E isso ele fez. Suas palavras penetravam aqueles tetos abobadados e bancos gelados como verdadeiras flechas de fogo! Com seu jeito simples, ele protestou contra o pecado e os guardas de imagem de Israel lhe disseram que ficasse em silêncio - ahhh fala sério.. vá pregar sua doutrina esquisita cheia de destruição fora dos padrões da religião lá nos cafundós de Judá rs… mas aqui não… nossa igreja não vai admitir isso…

Seu estilo rústico não combinava com a pelúcia da “residência real” em Betel. (Amós 7.12,13)

Porém Amós sabendo que queriam calar a voz profética, respondeu:

"… Eu não era profeta, nem filiho de profeta, mas boieiro e cultivador de figos. Mas o Senhor me tirou de após o gado e me disse: Vai, profetiza ao meu povo Israel.” (v 14,15)

Comecei entender que Amós não estava disponível para ser algo que ele não era! Deus o criou. Deus o chamou e Deus lhe deu uma mensagem a ser profetizada a seu próprio e único modo. O cara não manjava nada de regras. Ele nada sabia sobre estudos, filosofias, não tinha credenciais eclesiásticas, ele não se encaixava no modelo de santidade imposto pela religião.

Será que estou falando com um “Amós”? Será que você não se encaixa no molde? É isso que está te levando ao sombrio vale do desânimo? Você não se parece com os demais “crentes” e nem se assemelha ao “santo” padrão” .. nem atua como a maioria?

Aleluia! Não se desespere! E não tente mudar só porque você não se parece com os demais… Nesse caso você não seria você e tudo aquilo que Davi disse não faria sentido algum.

A igreja não precisa de santarrões bibelôs não-me-toque, com aparência de crente, jeitinho de crente, sorriso de crente, conversa de crente que siga os padrões da religião… Se você não “der paz do Senhor” você não está sendo um crente fiel… Ahh francamente! Se você não chamar seu irmão de irmão, como pode ser crente? A igreja não precisa desses padrões, a igreja não precisa desses encardidos! Muitos me dão “dão paz do Senhor” mas bem sei que vivem em constante guerra em suas almas bitoladas e enraizadas na amargura e na frustração. Outros já me dizem: E aí cara, beleza? E vejo a glória de Deus ali…

O que a igreja precisa é de um bocado de colhedores de figos que tenham coragem de ser simplesmente eles mesmos, de qualquer maneira. Eu acho que todo aquele que for responsável por padronizar as fileiras dos cristãos, deveria ser banido, isso sim. rsrsrs… Acalme-se Ale.. rsrs Essa gente não merece estar a frente de ministérios abençoados, porque eles ignoram o completo valor da variedade, a qual Deus planejou para a sua igreja quando Ele “colocou os membros no corpo, cada um como Ele quis” (1 Co 12.18)… Como Ele quis!!!! Não é como nós queremos!!!

Você é você! Existe somente um Você e Você é importante!

Quer fazer a diferença? Então não se padronize com os demais.

Comece sendo VOCÊ

Bjs no coração

3 comentários:

  1. falou tudo!!!!!!!!!!Quando o Pai nos criou sabia perfeitamente como seriamos,conhecias nossas qualidadfes nossos defeitos...pra que então crentes se maquiarem ,mostrarem uma imagem distorciada da realidade do que realmente são?tolice...em proverbios Salomão cita que "a beleza do rosto ta ligada a beleza do coração..""se não for isso é algo proximo ,mas então pra que um rosto bonitinho ,carinha boa doce apaixonate se no fundo no fundo transparece a mostruosidade a frieza do coração?...Nada haver querer ser um personagem ,Papai sabe perfeitamente quem é quem na historia,sabe quando o bandido se disfarça de mocinho.......

    ResponderExcluir
  2. Muito bons seus textos Ale ^^ Continue assim! =]

    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Essa mensagem foi pra mim amigo... me lembro qdo vc me deu este texto de Amós 7.14-15, talvez vc nem se lembre...mas meus olhos começaram a abrir aí.. com esse texto... não é fácil ser um Amós, mas como vc disse num outro texto sobre Abraão... creio que ainda existem "eis-me-aqui" verdadeiros... estava pensando isso ontem a noite pois estava vindo de uma reunião onde me senti um peixe fora d'água e falei com o Papai..."Pai o estranho, o esquisito sou eu ou as pessoas?" e Ele me disse vc não é esquisito vc é como eu te fiz... aí hj eu leio isso..hahhaha. obrigado amigo por fazer parte da minha vida.

    ResponderExcluir