terça-feira, 30 de junho de 2009

Vamos circulando!!!

Tenho conversado com alguns amigos de caminhada, gente que padece por servir a Deus com tudo o que têm e tudo o que são. Orando e buscando a graciosa presença de Papai, fui abençoado quando li uma pequena história sobre o governo britânico e isso me fez escrever esse desabafo. Essa é a história…

“Durante o dominio de Oliver Cromwell, o governo britânico começou a não ter prata para cunhar moedas. Lord Cromwell mandou seus homens investigar a catedral local para ver se poderiam encontrar alí qualquer metal precioso. Após investigar, eles relataram:

A única prata que pudemos encontrar está nas estátuas dos santos colocadas nos cantos

Ao que o radical soldado e estadista da Inglaterra respondeu:

Ótimo! Derreteremos os santos e os colocaremos em circulação…”

Isso me pos a pensar… e quando começo a pensar... misericórdia... hehehe... Boa teologia para um Lord Protetor das Ilhas, correto e moralista. Em poucas palavras a ordem direta declara a essência… o âmago… o alvo prático do Cristianismo autêntico.

Nada de fileiras de santos de prata, todos polidos, mas frequentemente empoeirados, apinhados nos cantos das igrejas… Santos vivos fisicamente, mas mortos espiritualmente… Santos que não se juntam aos pecadores, porque acreditam piamente que suas vidas estão no Altar… De fato estão mesmo, mas qual altar? e outra não sabem que o Altar Real não está dentro de seus corações.

Pessoas mascaradas por finas camadas de pratas moralistas. Não são pessoas reais. De tão santas que são, esquecem de mostrar a dignidade e o valor na essência da vida real nua e crua. Andam com as auréolas espirituais, de modo que consigam mostrar sua aparência externa tão linda, porém repugnante ao Deus Todo-Poderoso.

Vivem uma ilusão, uma santidade exarcebada que nada tem a ver com sua realidade humana e de tão santos que são, terminam perdendo a essência da Cruz. Conseguem ser santos de aparência, mas não passam de almas “penadas” gente sem conteúdo que nada tem a passar para ninguém.

Suas palavras doces não são reais, nada sabem sobre a Palavra pois eles mesmos desconhecem o Santo dos santos. Acreditam que vivem uma vida de intimidade com Deus, porém depois das luzes que se apagam, depois do lindo sermão de domingo… quem são? (meu amigo Dedé que se amarra nessa música) hehehe.

Quero ver serem santos de verdade em seus locais de trabalho onde os incrédulos testam a sua paciência!

Quero ver sua santidade na casa cheia de discórdia, nos campos de batalhas mentais...

É fácil enganar-mos! Muito fácil. O cristão deve precaver-se da auto-ilusão. Esses santos de meia pataca, podem se considerar mártires porque estão indo à igreja duas vezes na semana. Estão sacrificando seu tempo… Mas vou dizer uma coisa… É fácil ir na igreja aos domingos… Não é sacrificio… Sacrificio é ser santo na segunda-feira, na terça… aí sim somos prata derretida e colocada em circulação! É impressionante como esse monótono trabalho de domingo (ir a igreja) revela muitos santos de prata. Religiosos, fariseus, que acham que essa vidinha medíocre de “Paz do Senhor irmão” é o suficiente! Sua ilusão pode resultar numa surpresa final!

O profeta Jeremias disse: Se você se cansa com os homens – seus inimigos em Ananote – como vai aguentar a corrida contra cavalos… Se você tropeça e cai andando em campo aberto, o que acontecerá quando tiver de andar pela floresta do Rio Jordão? (Jr. 12.5)

 

Travar a batalha na selva ardente exige tropas em boa forma. Esses santarrões de igreja não sobrevivem entres os pântanos e os insetos do mundo. Só conseguem se expressar dentro das paredes eclesiásticas. Vão aos cultos aos domingos, levantam as mãos, “adoram”, andam com sua aparência brilhante, mas vivem fora de circulação porque esse é o limite de sua fé. Travar guerra no deserto exige suor… energia… estratégia… determinação… um bom suprimento de munição… disposição para lutar… recusa a rendição… Verdadeiros santos, são derretidos e são colocados em circulação!

Essa é a razão porque precisamos ser derretidos! É preciso estar em circulação! Esse papo furado de “irmão pra cá” “irmão pra lá” isso é conversinha de santo de prata que fica enfileirado nos cantos das igrejas!

Agora aqueles que com êxito travam a guerra com silencioso heroísmo (não querem aparecer) lutam sob uma pressão secular implacável. Andam no mundo mas não são do mundo! ahhh esses são os santos que sabem o que significa ser derretido!

Os santos de meia pataca podem optar por um caminho mais fácil, sem dúvida! Eles podem continuar mantendo seu esquema particular e aparentarem o odor de uma rosa. Podem atingir um brilho de esplendor de tanto serem polidos, mas não passarão de um santo de prata. Geladamente regular, frio e casual, consistemente presente porém ausente de tudo… seguramente fora de circulação… Um bibelô não-me-toque… Podem continuar a ser tudo o que acham que deve ser… Até que o Senhor exija uma investigação na catedral local….

Ufa… era só um pensamento…. Mas não deu para me conter…

To cansado dessa religiosidade furada com essa cara de santidade.

Chega desses santarrões enfileirados! Que o Espírito Santo possa derreter toda essa prata e colocar esses fariseus em circulação… Vamos circulando!!! rsrsrsrs


Bjs no coração

Um comentário:

  1. Irmão Alexandre... o irmão falou e disse... entenda quem quiser...hahahahaha

    ResponderExcluir